VALUATION

VALUATION

Como calcular o valor da minha empresa?

Valuation é o termo em inglês usado para o cálculo do valor de uma empresa de forma sistematizada usando um modelo quantitativo. Esse é um conhecimento muito útil quando o empresário está pensando em investir em uma companhia, mas pode também ajudar a aprimorar a gestão do negócio.

 

Importância do valuation

O valuation pode ser aplicado nos mais diversos tipos de empresas e o grau de complexidade é específico de cada negócio. Em negócios mais maduros, as projeções costumam ser mais precisas.

Saber como calcular o valor da sua empresa pode ser um instrumento de gestão. Isso porque o valuation serve para mensurar a criação de valor e riqueza para os sócios de um período para outro e, assim, analisar os resultados das estratégias corporativas e a eficiência dos executivos no cumprimento do objetivo principal das empresas: a maximização do valor. Portanto, é uma ferramenta para aperfeiçoar o processo decisório.

 

Métodos de valuation

Os modelos de avaliação são essencialmente quantitativos, entretanto o processo contempla muitos aspectos subjetivos, que estão inseridos nas premissas desses modelos. Essas premissas devem ser analisadas cuidadosamente, pois são fundamentais para a qualidade do cálculo e para a confiabilidade dos resultados. Um dos métodos mais conhecidos é o do fluxo de caixa descontado, como veremos a seguir.

 

Método do fluxo de caixa descontado

Conseguimos avaliar o valor intrínseco de uma empresa por meio da análise de sua capacidade de gerar fluxos de caixa futuros. É o fluxo de caixa descontado.  Esse é o método mais utilizado pelos bancos de investimento e por empresas de consultoria.

 

Nesse método, de modo resumido, o valuation pode ser feito trazendo a valor presente as projeções de fluxo de caixa, passando por três etapas:

1.     Estimar o fluxo de caixa (valores recebidos menos o valor gasto) da empresa para os próximos anos;

2.     Definir a taxa de desconto, que é aplicada para trazer os fluxos de caixa a valor presente. Essa taxa é definida de acordo com o risco da empresa em relação a outras oportunidades de investimento;

3.     E, por fim, trazer os resultados para o valor presente e somá-los.

 

A projeção dos fluxos de caixa pode ser realizada utilizando desde modelos bem simplificados que só abordam o seu crescimento ao longo de um período ou usando uma taxa média, até modelos robustos que vão estimar vários determinantes do valor da empresa. O modelo de projeção é baseado em modelos contábeis, pelo qual é possível interligar os demonstrativos básicos: o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e o fluxo de caixa. Porém, mais importante que a integração desses relatórios financeiros é a correta identificação dos direcionadores de valor da empresa.

 

Para um processo de valuation confiável e válido, é importante conhecer os direcionadores de valor da empresa. Podemos destacar alguns dos mais utilizados por consultores:

  •  Crescimento das vendas: aumento do faturamento no período projetado;
  • Margem operacional: percentual de receita que sobra após o pagamento de todos os gastos operacionais;
  • Alíquota de impostos: projeção de todos os impostos indiretos que serão pagos durante o período de projeção;
  •  Investimentos em capital de giro:  investimento para cobrir o prazo em que a empresa tem que pagar seus fornecedores de insumos e ainda não recebeu de seus clientes pela venda de produtos no período projetado
  • Investimento em ativo fixo: investimento para a compra de ativos que irão fazer parte da planta da empresa e suportarão o crescimento das vendas no período;
  • Custo de capital: é a taxa de aplicação do investidor, acrescida de um prêmio pelos riscos que serão corridos e as incertezas;
  •  Período de duração do crescimento de valor: é o tempo que a empresa levará para consolidar sua posição no setor ou o tempo para o setor maturar. Após esse período o crescimento deve acompanhar o crescimento da economia.

 

Conclusão

Em um processo de valuation é normal que cada “parte” tenha uma estimativa de crescimento dos resultados futuros, devido a visões e argumentos diferentes, além de projeções mais otimistas ou pessimistas em relação ao futuro.

É impossível ter exatidão ao calcular o valor de uma empresa, pois de fato, ele é subjetivo. Porém, com o valuation, é possível se aproximar de um valor que seja adequado para pagar por determinado ativo. É um parâmetro para dizer se sua está “barata” ou “cara” em relação ao mercado de forma geral.

 


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