O lado obscuro do cartão de crédito

O lado obscuro do cartão de crédito

_______

Venda fechada, você passa o cartão do cliente e... O dinheiro está garantido na conta da empresa. Certo? Errado! Ao realizar uma venda usando como forma de pagamento o cartão de crédito, a farmácia não recebe a quantia na hora, normalmente o valor é repassado em 30 dias, no caso das vendas de crédito e um dia, nas vendas por débito.

Na prática, por não receber o valor da venda no ato e sendo que sobre esse valor ainda serão descontados taxas e serviços, o controle se torna muito trabalhoso (e caro, lembre-se: tempo é dinheiro) para ser realizado manualmente e muitas vezes acaba não sendo feito. Resultado: todo seu esforço de venda pode não estar se refletindo no resultado do seu caixa.

É aí que entra a conciliação de cartões. Existem no mercado empresas que realizam esse controle de forma automatizada, conferindo todas as vendas da farmácia junto às operadoras de cartões e monitorando o recebimento dos valores pagos.

A Anfarmag tem parceria com duas dessas empresas e garante condições especiais para a contratação desse serviço pelas farmácias associadas. Por meio desse convênio, é possível implantar esse sistema com menos de R$ 100 por mês.

Razões para contratar – A conciliação de cartões proporciona controle automatizado das suas transações comerciais e fornece dados práticos para a gestão de vendas na farmácia. O sistema confronta as informações repassadas pela administradora de cartões com as informações do seu contrato com a operadora. Utilizar um software de conciliação de cartões proporcionará um processo de controle de vendas de cartões mais eficaz, ágil, seguro e barato. Ou seja, além de economizar tempo e esforço de fazer manualmente todas essas conferências, você terá certamente maior segurança durante esse procedimento e evitará cobranças indevidas.

Como benefício adicional, você conseguirá visualizar com facilidade o volume de vendas que são realizadas por cada bandeira de cartão e quanto você gasta com as respectivas taxas, o que contribui para a tomada de decisões. 

Fraudes – A conciliação ajuda também a identificar irregularidades. Alguém agindo de má fé, por exemplo, pode trocar as máquinas da empresa, fazendo com que os recebimentos não sejam direcionados para a sua conta. Quando a conferência é manual, a detecção desse tipo de manobra pode demorar dias, enquanto com o processo automatizado você consegue corrigir rapidamente.

Torne sua farmácia competitiva, consulte o PID: www.pid.org.br.


Autor:
  • Anfarmag
    Anfarmag
    Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais
    Associação sem fins lucrativos que trabalha pela promoção, defesa e perpetuação do setor de farmácias de manipulação, focada no preparo individualizado de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada e que atenda às necessidades específicas de cada paciente.
Esse artigo foi útil para você? Sim Não

Idealização e Realização